Antes da existência do Power BI existiam vários softwares de BI no mercado, que ainda existem até hoje como por exemplo o Tableau, Qlik, Sisense, Salesforce, mas estes softwares são bem específicos e caros, então a Microfoft percebeu que existia um nicho que ela poderia atuar e juntou algumas ferramentas que já possuía no Excel: O Power Query, Power Pivot e Power View. O Power BI foi lançado pela primeira vez para o público em geral em 24 de julho de 2015.
Segundo a Gartner (Empresa de consultoria que efetua pesquisas no mercado de tecnologia) através de seu conhecido gráfico conhecido como Quadrante Mágico, em fevereiro de 2018 mostra a Microsoft como Líder no mercado de plataformas de Business Intelligence juntamente com a Tableau:
Com o Power BI você consegue conectar com uma quantidade muito grande de fontes de dados entre elas o banco de dados SQL Server, MYSQL, DB2, dados disponíveis em páginas WEB, arquivos de texto e é claro que não poderia faltar o Excel.
Após a conexão com a fonte de dados, faça a importação dos dados desejados e inicie o tratamento destes dados como por exemplo tipificação dos dados, eliminação de redundâncias e etc. Parte fundamental do processo é a modelagem com atenção ao relacionamento entre as tabelas.
Então com os dados validados chega o ponto mais gratificante de todo o trabalho que é a montagem dos gráficos e geração dos painéis de dashboards e relatórios, ponto em que a mágica do Power BI se mostra e justifica a sua popularidade e grande crescimento no mercado.
O Power BI é uma ferramenta fantástica e o que mais chama a atenção é que você pode baixar a versão Desktop totalmente gratuita (até o momento em que escrevo este artigo) e fazer praticamente tudo, a limitação começa quando a palavra compartilhar entra em cena, para mostrar seu trabalho para outras pessoas acessarem o seu projeto entre outras funcionalidades você terá que comprar a licença Pro que hoje está em torno de U$ 10,00.
Bem, este artigo curto tem o objetivo de dar uma visão macro para quem não conhece entender do que se trata, vou ficando por aqui, mas em breve mostrarei mais a fundo essa ferramenta fantástica.



Nenhum comentário:
Postar um comentário